No dia 26 de agosto de 2025, o Hotel Blue Tree, em São Luís (MA), vai se transformar no epicentro das discussões mais relevantes sobre o futuro do agronegócio brasileiro e mundial. É quando acontece o Agro Summit Maranhão 2025, um fórum anual realizado pela FOCO Consultancy Group em parceria com FAEMA/SENAR-MA, INAED/FDC e ABRH-MA. O evento, que espera reunir entre 500 e 600 participantes, tem como objetivo integrar ideias, promover debates e gerar soluções para os desafios do setor, fortalecendo o desenvolvimento sustentável e competitivo do agronegócio no Maranhão e no Brasil. Um dia inteiro de conhecimento e conexões…
Autor: Portal Guará
Novos documentos e registros em vídeo reforçam a tese apresentada pela advogada Clara Alcântara ao Supremo Tribunal Federal, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 7780, que pede investigação sobre um suposto esquema de aparelhamento institucional, favorecimento empresarial e ocultação patrimonial envolvendo o governador do Maranhão, Carlos Brandão, e familiares próximos. O elo Alessandro: do contrato com Colinas ao parque da família Brandão Em 2024, conforme documentos obtidos junto à Prefeitura de Colinas/MA, Alessandro figurou como preposto da VIGAS Engenharia Ltda. em contratos milionários com o município. O detalhe relevante é que o mesmo Alessandro aparece em reportagem de Lorran,…
O episódio que garantiu respiradores ao Maranhão no auge da pandemia de Covid-19, enfrentando supostas tentativas de sabotagem por parte do governo federal, será contado em duas produções cinematográficas distintas. A produtora Scarlate já havia anunciado Sopro de Vida, longa-metragem inspirado na experiência pessoal de Simplício Araújo, então Secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia. Araújo coordenou a operação que trouxe respiradores da China para o Maranhão, em meio a um cenário de crise global e disputa por equipamentos. A produtora já entrevistou o ex-secretário e apresentou publicamente o projeto. Agora, a Scriptonita Films, reconhecida pela série Bugados, também…
A ministra do STF, Cármen Lúcia, chegou à Suprema Corte pelas mãos de Lula. Ela assumiu o cargo em 2006. A coisa se deu assim, na República da Jaboticaba: o ministro Nelson Jobim ia se aposentar, então Lula pediu uma sugestão de nome ao então decano do tribunal, Sepúlveda Pertence. Este respondeu: há a prima Carminha. Foi o currículo suficiente para ser indicada. Essa senhora, num julgamento no Tribunal Superior Eleitoral, presidido por Alexandre de Moraes, assumiu que uma decisão era claramente censura prévia, mas como seria por pouco tempo, ela votaria a favor. Não fôssemos a República da Jaboticaba…
O governo federal anunciou nesta sexta-feira (8) que vai vetar 63 dispositivos do Projeto de Lei que muda o licenciamento ambiental no Brasil. Entre as principais derrubadas do governo está o veto sobre a autorização de regras locais de licenciamento em cada estado e município. Também foram excluídos do PL os artigos que permitiam a licença autodeclatória. Na prática, isso permitia que o próprio empreendedor afirmasse cumprir as normas sem ter que passar pela avaliação de algum órgão regulador para empreendimentos de baixo e médio impacto ambiental. Por outro lado, o governo manteve a possibilidade de um Licenciamento Ambiental Especial, desde que sejam cumpridas todas as…
Temos mais uma jaboticaba sobre a mesa: um ministro do STF, Alexandre de Moraes, em pleno trabalho mesmo depois de punido internacionalmente por transgredir direitos humanos. É a nossa vexatória capacidade de normalizar o anormal. Como alguém já disse, o Brasil não é para amadores. Diga-se logo: não se trata de um mero tema para a oposição (inclusive, porque até ontem o PT chamava o ministro de fascista, palavra que vem sendo banalizada pela esquerda faz duas décadas). Nem pode ser resumida a uma questão de gosto. Pouco importa quem gosta ou desgosta de Moraes. Trata-se, antes e sobretudo, da…
Por Márcio Jerry A democracia brasileira enfrenta mais um capítulo da trama golpista que se desenrola desde a derrota de Jair Bolsonaro nas urnas, em 2022. O episódio mais recente foi protagonizado pela oposição bolsonarista no Congresso Nacional, com um gesto de violência política inaceitável: a ocupação das mesas da Câmara e do Senado, impedindo o funcionamento das Casas da democracia. Mais um capítulo dessa grotesca e vergonhosa novela golpista. Na terça-feira (6), quando o Congresso retomava sua agenda de trabalho após o breve recesso parlamentar, esses setores interromperam os trabalhos da Câmara e do Senado com a ocupação deliberada…
A Ford foi condenada a pagar R$ 30 milhões por danos morais coletivos por não ter feito a prévia negociação com o sindicato da categoria ao fechar a sua fábrica de automóveis em Camaçari, na Bahia. Apesar de alto, o valor estipulado pela 1ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região é bem abaixo do montante pleiteado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), que era de R$ 4 bilhões. O pagamento da indenização por danos morais coletivos só será feito após esgotados todos os prazos para apresentação de recursos. Só depois disso, será aberto um processo de execução na 3ª…
A senadora Eliziane Gama (PSD-MA) reuniu-se nesta terça-feira (5) com o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para tratar do fortalecimento da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres no Maranhão. Durante a reunião, a senadora maranhense solicitou a instalação de Salas Lilás no Maranhão, espaços exclusivos para o acolhimento e atendimento multidisciplinar de mulheres e meninas em situação de violência de gênero. A proposta inclui a instalação dessas salas nas Delegacias de Polícia Civil, instituições de perícia oficial, Defensoria Pública, Poder Judiciário e demais órgãos do sistema de justiça. Eliziane solicitou ainda o reforço da frota de viaturas destinadas…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou decreto que cria a Estratégia Nacional de Cibersegurança e moderniza as diretrizes brasileiras de segurança digital diante do crescimento de ameaças cibernéticas e da crescente digitalização dos serviços públicos e privados. A medida foi publicada nesta terça-feira (5) no Diário Oficial da União. A estratégia vai atuar em quatro eixos: Segundo o governo, os objetivos da Política Nacional de Cibersegurança, instituída em 2023, serão concretizados com a implementação dessa nova estratégia, que terá um Plano Nacional de Cibersegurança com ações específicas e cronograma definido. O decreto estabelece, principalmente, a proteção de grupos vulneráveis em meios digitais, como…