segunda-feira, 8 setembro, 2025
Fuso Mundial: New York: 14:46:50 | London: 19:46:50 | Paris: 20:46:50 | Tóquio: 03:46:50

Por Janilson Silva

Durante a sessão do colegiado do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA) desta quarta-feira (9), o desembargador Luiz de França Belchior Silva denunciou que juízes substitutos estão respondendo por cargos de desembargadores afastados com jurisdição já vencida, em violação ao regimento interno da corte.

Os problemas começaram com as designações feitas pelo então presidente do tribunal, desembargador Paulo Velten. Em fevereiro, o juiz Edimar Fernando Mendonça assumiu a vaga do desembargador Guerreiro Júnior, afastado pelo CNJ. Em abril, a juíza Rosária Duarte foi designada para substituir a desembargadora Nelma Sarney, também afastada. O prazo máximo de um ano para tais substituições, no entanto, teria expirado sem a necessária renovação.

“O tempo deles já se acabou. Esse prazo é peremptório e de apenas um ano”, alertou Belchior, pedindo urgência na publicação de novo edital. O desembargador Raimundo Bogéa reforçou o apontamento, lembrando que o artigo 86 do regimento interno do TJ-MA é claro ao vedar prorrogações nesses casos.

Deixe uma resposta