Por Janilson Silva
Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revelam que o Maranhão deve colher 7,7 milhões de toneladas de grãos nesta safra, sendo que 7,3 milhões (94,8%) vêm apenas da soja e do milho. Os números consolidam as duas culturas como as principais forças do agronegócio estadual, acompanhando o recorde nacional projetado em 332,9 milhões de toneladas.
A soja lidera a produção maranhense, com cerca de 65% da área cultivada no estado. Já o milho safrinha, plantado após a colheita da oleaginosa, vem ganhando espaço e responde por parte significativa dos 7,3 milhões de toneladas produzidas pelas duas culturas.
Apesar do cenário positivo, a Conab alerta para possíveis perdas caso as chuvas se tornem escassas no segundo semestre, principalmente durante o enchimento dos grãos de milho. Enquanto isso, empresas do setor reforçam o apoio técnico aos produtores para garantir a manutenção dos altos índices de produtividade.
Com a próxima safra de soja prevista para o segundo semestre, o estado se mantém como um dos principais contribuintes para o suprimento nacional de grãos.