quinta-feira, 11 setembro, 2025
Fuso Mundial: New York: 14:46:50 | London: 19:46:50 | Paris: 20:46:50 | Tóquio: 03:46:50

A Universidade Estadual do Maranhão, por meio do Hospital Veterinário, junto com a Vara de Interesses Difusos e Coletivos do Tribunal de Justiça do Maranhão, por intermédio do juiz Douglas Martins, lançaram, nesta quinta (23), o projeto “Controle populacional de cães e gatos nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa”.

De acordo com o juiz Douglas Martins, “o intuito é promover a castração gratuita de animais em situação de abandono, contribuindo, assim, para a diminuição da incidência de doenças transmitidas por esses animais, pois sem controle e monitoramento constitui fator de alto risco para a transmissão de diversas zoonoses. Precisamos agir agora, porque com o aumento não haverá recursos que dará conta futuramente”.

“É um projeto que tem como foco o bem-estar animal, mas acima de tudo uma grande agenda, que deve ser de responsabilidade de todos. Com a causa da vida, do meio ambiente e, acima de tudo, com a compreensão de que os problemas da sociedade devem ser resolvidos por todos. E nós estamos aqui honrando o que está escrito no brasão da UEMA: Ciência para a vida! A vida humana e a vida animal”, frisou o reitor Gustavo Costa.

As atividades do projeto iniciam este mês e prosseguem até fevereiro de 2021. As castrações serão realizadas no Castramóvel da UEMA. A meta é realizar 12 esterilizações por dia, de segunda a sexta, num total de 72 por semana.

Os animais chegarão ao Hospital Veterinário por meio das ONG’s e protetores independentes, desde que estes estejam cadastrados na Vara de Interesses Difusos e Coletivos.

Na ocasião do lançamento, o diretor do Hospital Universitário da UEMA, Arnodson Campelo, apresentou as instalações e serviços realizados no hospital para o Juiz Douglas Martins e para o Presidente do Fórum de Educação Ambiental do Estado, o advogado Sálvio Dino.

Deixe uma resposta