Em um gesto que mistura gestão pública com simbolismo eleitoral, dois prefeitos maranhenses filiados ao Partido Liberal (PL) anunciaram que os pagamentos dos servidores municipais passarão a ser feitos, oficialmente, no dia 22 de cada mês, número que corresponde ao do partido nas urnas. A medida, adotada pelas administrações de Zé Doca e de Governador Nunes Freire, reacendeu discussões sobre o uso estratégico da máquina pública para reforçar marcas partidárias.
A prefeita de Zé Doca, Flávia Cunha, declarou nas redes sociais que a mudança tem como objetivo “fazer o dinheiro circular melhor” na cidade, argumento repetido pelo prefeito Fernando, de Governador Nunes Freire. A alteração já havia sido testada anteriormente e passa a integrar oficialmente o calendário das duas gestões.
O gesto aparentemente administrativo é lido nos bastidores como uma tentativa de reforço da identidade do partido, um dos maiores grupos de influência eleitoral em cidades do interior.
Em ano pré-eleitoral e com o PL buscando ampliar sua presença no Maranhão, estratégias como essa indicam que a disputa já começou, mesmo antes da campanha oficialmente estar nas ruas.