O Ministério Público do Maranhão, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Balsas, e o Instituto de Criminalística – 7ª Região Sul (Icrim) realizaram uma reunião para discutir a coleta de DNA de pessoas desaparecidas.
No encontro, realizado nas Promotorias de Justiça de Balsas, o promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr recebeu o diretor do Icrim – 7ª Região Sul, Jeová dos Santos Silva, acompanhado dos peritos criminais Fábio Mesquita, Mário Lincon e Narrayara Sousa.
Os representantes da Perícia Oficial apresentaram a Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas, iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública lançada no último dia 5. A campanha busca fortalecer a identificação de desaparecidos a partir da análise de material genético fornecido por parentes próximos.
Durante a reunião, o promotor de justiça Tiago Rohrr manifestou total apoio à iniciativa, reafirmando o compromisso institucional com o fortalecimento da atuação do Icrim em toda a região.
Na reunião, também foi destacada a importância do trabalho integrado entre os órgãos de justiça e segurança pública. Como forma de contribuir com a estruturação da Perícia Oficial, o promotor comprometeu-se a destinar recursos – por meio de acordos de não persecução penal – para a aquisição de equipamentos para a sede do Icrim de Balsas, bem como de um veículo oficial para uso nas atividades periciais.