terça-feira, 9 setembro, 2025
Fuso Mundial: New York: 14:46:50 | London: 19:46:50 | Paris: 20:46:50 | Tóquio: 03:46:50

Moradores do Assentamento Sapucaia, em Vila Nova dos Martírios (MA), tiveram a oportunidade de dialogar diretamente com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua recente visita à região tocantina. A conversa também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e do presidente do Incra, César Aldrighi.

As famílias, que ocupam a área há mais de 40 anos, relataram a angústia diante de uma nova ordem de despejo prevista para o mês de julho. A medida judicial favorece a empresa Suzano Papel e Celulose, que alega ser proprietária da área, localizada na chamada Fazenda Jurema. Já os moradores reivindicam o direito à permanência na terra, de onde tiram o sustento com agricultura familiar e extrativismo de babaçu.

Os representantes da comunidade e autoridades estaduais e federais reforçaram que a comunidade tem o direito de viver e trabalhar na terra onde construíram suas vidas. Também cobraram que a Suzano sente-se à mesa para negociar, e alertaram para o risco de uma tragédia caso as remoções sejam executadas à força.

O presidente Lula ouviu os relatos e, segundo as lideranças presentes, demonstrou preocupação com o caso. A expectativa agora é que o governo federal atue para evitar o despejo e garantir uma solução justa para as cerca de 500 famílias ameaçadas.

Deixe uma resposta