Em entrevista ao programa Os Analistas, o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) fez um alerta sobre a atual conjuntura política no Maranhão, que, segundo ele, vive um momento de instabilidade política e falta de diálogo. Jerry, que foi um dos principais articuladores da ascensão do grupo liderado por Flávio Dino no estado, defendeu a retomada de compromissos e o respeito aos acordos políticos firmados anteriormente.
Durante a conversa, o parlamentar relembrou sua atuação no núcleo político do grupo, destacando que coordenou as campanhas de Dino ao governo em 2010 e 2014, e teve papel central na articulação que garantiu a vitória de Carlos Brandão (PSB) no primeiro turno da eleição de 2022. Segundo Jerry, a ascensão de Brandão só foi possível graças a um esforço coletivo e a um pacto político que agora estaria sendo descumprido.
A principal crítica de Jerry recai sobre a condução política do governador Carlos Brandão. Para o deputado, há um “descaminho” no processo sucessório, principalmente pela ausência de diálogo e pela não observância do acordo que previa a transferência do cargo de governador a Felipe Camarão (PT) no último período do mandato, como forma de preservar a unidade do grupo e garantir uma transição pactuada.
Segundo o parlamentar, “cumprir acordos é algo simples. O que está em jogo é manter a palavra e a coesão de um projeto que levou Brandão de 6% nas pesquisas a uma vitória em primeiro turno. Não foi uma obra individual, foi fruto de um esforço coletivo que não pode ser desprezado”, afirmou.
O deputado também disse ter participado de reuniões com o próprio Brandão, nas quais sugeriu que o governador promovesse encontros e buscasse entendimentos dentro do grupo político. Apesar disso, segundo ele, o tempo está se esgotando e não há justificativa razoável para o governador não assumir a responsabilidade de liderar o processo de unificação da base que o elegeu.