sexta-feira, 12 setembro, 2025
Fuso Mundial: New York: 14:46:50 | London: 19:46:50 | Paris: 20:46:50 | Tóquio: 03:46:50

O edital do primeiro concurso da história da Câmara Municipal de São Luís deve ser publicado ainda no mês de agosto, de acordo com acordo feito juntamente com o Ministério Público do Maranhão (MPMA).

Para conseguir cumprir o prazo do acordo, a Casa Legislativa trabalha na contratação da banca examinadora, enquanto aguarda a aprovação da resolução que cria os cargos que serão preenchidos. O Plenário da Câmara votaria a resolução nesta segunda-feira (13), mas não houve quórum suficiente para a sessão.

No primeiro acordo, a data estabelecida para a publicação do edital era 25 de junho, mas a Câmara solicitou alteração na data alegando ter dificuldades para a contratação da banca organizadora.

O promotor Lindojonson Gonçalves afirmou que o novo acordo prevê a abertura do concurso até o dia 31 de agosto. E acrescentou que todas as etapas do certame deverão ser concluídas ainda em 2018.

“Eles vão ter que fazer concurso. Se não cumprirem o prazo, fica bem mais complicado confiar em futuros acordos e teríamos que recorrer à Justiça pedindo uma decisão judicial”, disse o promotor, que destaca a importância da câmara realizar seu primeiro concurso para regularizar a situação dos cargos no quadro de pessoal.

Provas serão aplicadas em outubro

Inicialmente, no primeiro acordo que estabeleceu o cronograma do concurso, as provas seriam aplicadas em agosto. Agora, com a prorrogação da abertura, os exames estão previstos para outubro. As datas, no entanto, ainda não foram divulgadas, pois ainda é preciso que a banca seja contratada.

Mesmo com o atraso, a seleção deverá ser homologada ainda neste segundo semestre. A expectativa é de que os aprovados sejam convocados já a partir de janeiro de 2019. Por se tratar de um órgão da esfera municipal, a publicação do edital e contratação de pessoal não são afetadas pelas Eleições.

Embora a criação de cargos ainda não tenha sido aprovada, a expectativa é que as oportunidades sejam em todos os níveis de escolaridade. O Ministério Público do Maranhão cobrou que fossem providos todos os cargos efetivos do Poder Legislativo do município.

Este será o primeiro concurso público realizado pela Câmara de São Luís. O presidente da Casa, Astro de Ogum, anunciou a seleção em outubro de 2017. Na ocasião, ele informou que existem servidores com quase 30 anos de atuação em situação irregular, os quais deverão se submeter ao concurso.

Os comentários estão fechados.