Em uma decisão inédita, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) puniu a equipe do Maracanã-CE com a perda de 3 pontos conquistados na vitória contra o Iguatu, no dia 4 de maio deste ano.
O time cearense venceu por 1 x 0 a partida, no Estádio Almir Dutra, na cidade de Maracanaú-CE.
A punição se deu por conta que a torcida do Maracanã proferiu gritos homofóbicos contra o treinador da equipe adversária, Washington Luiz.
O árbitro da partida, Leonilson Trigueiro Filho, relatou os cânticos homofóbicos na súmula do jogo.
O clube foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que trata de atos discriminatórios.
A decisão é considerada inédita e abre um importante precedente contra esses tipos manifestações homofóbicas e até mesmo raciais.
Com a perda dos pontos, o time cearense vai perder posições na tabela de classificação da Série D do Campeonato Brasileiro.
O Maracanã e Iguatu estão na mesma chave que os maranhenses Imperatriz, Sampaio e MAC. Os dois primeiros já estão com as classificações bem encaminhadas, inclusive o Cavalo de Aço, com 21 pontos, tem passagens garantida para a segunda fase. Já o Tricolor, com 19 pontos, está próximo da segunda fase. Com essa decisão da Justiça Desportiva, a vida do Maranhão Atlético fica um pouco mais complicada, pois a briga pela quarta posição envolve mais equipes.
Todas as equipes entre a quarta posição até o último colocado têm chances, pois ainda tem seis pontos em jogo até o fim da primeira fase