segunda-feira, 15 setembro, 2025
Fuso Mundial: New York: 14:46:50 | London: 19:46:50 | Paris: 20:46:50 | Tóquio: 03:46:50

A estudante do Curso de Tecnologia em Construção de Edifícios do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Santa Inês, Juliana Protacio dos Santos, é a mais nova selecionada para o The Internation Student Festival in Trondheim (ISFiT), o maior festival de estudantes do mundo. O festival trata de temas políticos e econômicos de relevância internacional e acontece em fevereiro, na cidade de Trondheim, na Noruega. A estudante será a representante do IFMA no festival que vai contar com representantes da Organização das Nações Unidas (ONU) e de outras entidades com a finalidade de encontrar soluções para o tema “Migração: Um quebra-cabeça global”.

O edital de seleção do ISFiT 2019 pedia que os candidatos escrevessem um artigo relatando de forma breve o seu envolvimento com trabalhos sociais dentro de sua comunidade. “No meu relato eu falo sobre um dos trabalhos realizados pelo Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indiodescendentes (NEABI – Campus Santa Inês), que é a valorização da estética e beleza negra como forma de educar o olhar. É um trabalho que parte de fotografias e rodas de conversas com adolescentes para tentar revelar a beleza de cada participante como única e, também, combater o racismo”, explicou Juliana.

“Eu relato, ainda, o trabalho educacional e de grande valia para a sociedade de Santa Inês que é realizado por uma professora chamada Araguaci. Foi ela quem me oportunizou enxergar a educação com outros olhos ao fazer parte desse trabalho social que é a educação sem distinção. Termino o meu artigo contando sobre o trabalho que eu tenho prestado em uma escola com tutorias de ensino sociológico para adolescentes e sobre o trabalho voluntário que já realizei fora do país com imigrantes”, concluiu Juliana dos Santos.

A estudante contou que o Campus Santa Inês lhe proporcionou diversas experiências em trabalhos políticos e sociais durante a sua vida acadêmica. “Poder ir a Noruega e relatar o trabalho que fazemos no NEABI certamente será uma experiência extremamente gratificante para toda a comunidade. E, claro, uma troca de saberes e um momento de grande aprendizagem. Ser selecionada para participar do ISFiT 2019 é uma grande honra. Sou grata a todos que acreditam que podemos mudar o mundo independente do lugar/posição em que estamos”, disse.

O FESTIVAL

A organização do ISFiT 2019 propõe uma programação de eventos culturais, oficinas e grupos de diálogo, em um ambiente multicultural. Durante o festival, que começa no dia 8 de fevereiro e vai durar 10 dias, será concedido o Prêmio da Paz do Estudante (Student Peace Prize) para uma organização ou indivíduo que se esforce para a paz e a compreensão, em vez da violência.

Para dialogar com os participantes, diversas personalidades e autoridades globais já passaram pelo ISFiT, como Dalai Lama, Desmond Tutu e Shirin Ebadi. Todos eles já foram ganhadores do Prêmio Nobel da Paz. Passaram por lá também lideranças como Kate Gilmore, alta secretária adjunta para direitos humanos da ONU.

Os comentários estão fechados.